quarta-feira, 30 de setembro de 2009

O consumo de energia em Portugal

Durante esta semana, na aula de Geografia, falámos sobre os tipos de recursos energéticos existentes, debatendo as vantagens e desvantagens decorrentes da utilização de cada um deles. Os alunos ficaram a conhecer melhor as potencialidades de Portugal para o desenvolvimento das energias renováveis, com destaque para a solar, a eólica e a hidroeléctrica.
A este propósito, os alunos elaboraram um gráfico de linhas com a evolução do consumo de energia primária em Portugal desde 1996, estando aqui apresentado o trabalho realizado pela Marisa Oliveira, aluna nº12 do 9ºA.
Deixo a seguinte questão: explica de que forma é que o aumento da utilização das energias renováveis pode ajudar Portugal a diminuir a emissão de gases com efeito de estufa.
Saudações geográficas

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A estrutura da população activa em Portugal

Os alunos das turmas A, C e D do 9º ano elaboraram um gráfico com a distribuição regional da estrutura da população activa em 2004. Com o gráfico aqui apresentado, da autoria da Diana Santos, aluna nº6 do 9ºD, é possível constatar que existem algumas diferenças regionais na repartição dos sectores de actividade em Portugal. O sector terciário é o mais representativo em todas as regiões do nosso país, sendo apenas acompanhado pelo sector secundário na região Norte.
Deixo duas questões:
1. Como se explica que o sector primário tenha um peso tão diminuto na região de Lisboa?
2. Que actividades económicas predominam no Algarve responsáveis pelo elevado peso do sector terciário?
Saudações geográficas

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

As paisagens

A descrição e interpretação das paisagens constitui um importante exercício geográfico que qualquer aluno deve ser capaz de concretizar. De facto, a observação directa ou indirecta dos fenómenos geográficos deve ser efectivada correctamente, por forma a que o Homem seja capaz de saber "conviver" com o espaço onde está inserido.
Na última aula de Geografia, os alunos do 7ºC e do 7ºA elaboraram um esboço de uma paisagem observada de forma indirecta. Distinguiram-se as paisagens naturais das humanizadas e debateu-se a intervenção do Homem no espaço natural. Infelizmente, muitas vezes, essa intervenção não é a melhor, levando à poluição...
Deixo-vos com o esboço de uma paisagem natural efectuado pela Margarida, aluna do 7ºC e o esboço de uma paisagem humanizada elaborado pela Ana Lúcia do 7ºA.
Saudações geográficas.

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Bem-vindos...

Bem-vindos ao novo blogue da Escola EB 2,3/S de Oliveira de Frades, destinado aos alunos das turmas dos 7º, 8º e 9º anos de escolaridade, mas também a todos os demais curiosos.
Neste blogue serão dados a conhecer alguns dos trabalhos que os alunos irão realizar nas aulas de Geografia, de forma a facilitar uma melhor divulgação daquilo que se vai leccionando na disciplina de Geografia. Aqui poderão ainda ser visualizados vídeos relacionados com as temáticas discutidas nas aulas.
Esperamos que este blogue te seja de grande utilidade. Votos de um bom ano lectivo...
Saudações geográficas