sábado, 30 de janeiro de 2010

Teste do 8ºC

Na próxima sexta-feira os alunos do 8ºC vão ter teste de Geografia. Para que consigam ter uma boa nota no teste devem prestar atenção aos seguintes objectivos:
- compreender a importância do INE no estudo da população;
- compreender a desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer os factores responsáveis pela desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer os principais indicadores demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, saldo migratório, crescimento efectivo e taxa de crescimento efectivo);
- conhecer o índice sintético de fecundidade;
- compreender as desigualdades em termos de crescimento demográfico registadas a nível mundial;
- compreender o modelo de transição demográfica.
Tenham especial atenção ao cálculo dos indicadores demográficos que exigem as operações da multiplicação e da divisão. É que alguns alunos continuam a ter problemas na tabuada, mesmo depois de termos feito tantos exercícios nas aulas. Devem ainda analisar com atenção os mapas e gráficos que estão no livro sobre esta matéria.
Deixo-vos com o trabalho realizado na última aula pela vossa colega Joana Nunes. Se tiverem alguma dúvida para o teste deixem-na na parte dos comentários aqui no blogue.
Bom estudo e saudações geográficas

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Teste do 7ºC

O teste de Geografia da próxima semana abordará dois temas principais: a localização absoluta e a Europa. Claro que não devem esquecer o que foi dado no 1º período de aulas, nomeadamente os nomes dos continentes e dos oceanos e sua localização. Também convém recordar a localzação relativa e a rosa-dos-ventos...
Em relação à localização absoluta, mais do que definições, interessa saber aplicar os conhecimentos adquiridos nas aulas, compreendendo a forma de identificar a latitude e a longitude de um lugar. Não esquecer que a latitude se mede através dos paralelos a partir do Equador até um máximo de 90º, para Norte ou Sul, e que a longitude é através dos meridianos a partir do semimeridianos de Greewich até um máximo de 180º W ou 180ºE.
Analisem o mapa ao lado e vejam se conseguem indicar a localização absoluta do lugarque está a vermelho. Se o conseguirem estão no bom caminho para terem uma boa nota no teste.
Já em relação à Europa devem saber os nomes e a localização dos principais mares, penínsulas e ilhas da Europa.
Deixo-vos com o mapa realizado pela vossa colega Margarida.
Bom estudo e saudações geográficas

terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Teste do 8ºB

Para o teste de Geografia da próxima 3ª feira devem ter atenção aos seguintes objectivos:
- compreender a acção do INE no estudo da população;
- compreender a desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer os factores responsáveis pela desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer os principais indicadores demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, saldo migratório, crescimento efectivo e taxa de crescimento efectivo);
- conhecer o índice sintético de fecundidade;
- compreender as desigualdades em termos de crescimento demográfico registadas a nível mundial.
Para um bom estudo da matéria, importa que tenham especial atenção aos mapas e gráficos que constam do manual de Geografia. Torna-se ainda importante que pratiquem exercícios rspeitantes aos indicadores demográficos.
Deixo-vos com o trabalho realizado pela vossa colega Catarina Cruzeiro, onde se percebe claramente a redução verificada em Portugal no índice sintético de fecundidade, resultado claro do crescente desenvolvimento socio-económico de Portugal nos últimos 40 anos.
Saudações geográficas

segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Teste do 9ºC

Para o teste da próxima 4ª feira devem dar prioridade aos seguintes objectivos:
- diferenciar crescimento económico de desenvolvimento;
- conhecer os indicadores que permitem avaliar a riqueza e o desenvolvimento de um país;
- saber o que é, para que serve e como se calcula o IDH;
- compreender as limitações do IDH;
- compreender a relação IDH/PIB per capita;
- explicar os contrastes mundiais em termos de acesso à educação e à saúde.
Devem ter particular atenção à análise cuidada de notícias da comunicação social e à correcta interpretação de mapas e gráficos.
A análise das causas e consequências dos problemas que afectam os países em vias de desenvolvimento, ao nível da saúde e da educação, deve implicar a compreensão de uma série de indicadores socio-económicos muito importantes, com destaque para a esperança média de vida, a taxa de alfabetização, a taxa de escolarização e a taxa de mortalidade infantil, entre outras.
Bom estudo e saudações geográficas

sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Latitude e longitude

Nas últimas aulas do 7º ano têm vindo a ser realizados um conjunto de exercícios práticos sobre a localização absoluta. Esta é uma matéria que requer a prática assídua deste tipo de exercícios para melhor compreensão da latitude e longitude.
Deixo-vos com um pequeno exercício prático que sintetiza esta matéria. Mencionem a latitude e a longitude dos lugares assinalados no mapa e continuem a praticar para que no teste de avaliação consigam obter um bom resultado. Para visualizarem melhor o mapa cliquem em cima do mesmo.
Saudações geográficas

sábado, 16 de janeiro de 2010

Evolução da taxa de natalidade em Portugal

A análise da evolução da taxa de natalidade em Portugal desde 1900 até 2007 constitui uma excelente forma de perceber como Portugal tem evoluído em termos de desenvolvimento. De facto, se há um século a taxa de natalidade rondava os 40 nascimentos por cada mil habitantes, sinal de que a mentalidade era outra e a utilização de métodos contraceptivos era ainda uma excepção, hoje em dia essa taxa é já inferior a 1o por mil, o que indica a transformação ocorrida em Portugal em termos económicos, sociais e de mentalidade.
Analisem o gráfico e indiquem outros dois factores responsáveis pela redução drástica da taxa de natalidade em Portugal.
Saudações geográficas

domingo, 10 de janeiro de 2010

O Índice de Desenvolvimento Humano

As turmas do 9º ano começam este segundo período com nova matéria na disciplina de Geografia. Depois de, no final do 1º período de aulas, termos analisado as vantagens e desvantagens dos diversos tipos de transportes, vamos durante as próximas semanas abordar a questão do desenvolvimento dos países.
Vimos na primeira aula deste segundo período que riqueza não é sinónimo de desenvolvimento. De facto, ainda existem muitos países que, apesar de possuírem muitos recursos que lhes permitem ter um PIB/per capita elevado, continuam a não saber (ou a não querer) investir a sua riqueza em benefíco das suas populações. Daí a necessidade de saber analisar o IDH, o indicador utilizado pela ONU para medir o desenvolvimento dos países.
Deixo-vos com este mapa que mostra até que ponto a desigualdade entre os países do Norte e do Sul, salvo poucas excepções, é bem evidente.
Saudações geográficas.