domingo, 28 de fevereiro de 2010

Pirâmide etária de Oliveira de Frades em 2001

Na última aula de Geografia, os alunos do 8ºC estiveram a construir em papel milimétrico a pirâmide etária do concelho de Oliveira de Frades respeitante ao ano de 2001. Deixo aqui o trabalho realizado pela Andreia Santos.
Um dado interessante é o que diz respeito ao topo da pirâmide: é possível notar uma maior longevidade nas mulheres em comparação com os homens.
Analisem a base da pirâmide para perceberem melhor a evolução da taxa de natalidade nas últimas duas décadas em Oliveira de Frades. A propósito da base da pirâmide, deixo-vos com uma questão: analisando a base, o que é possível concluir sobre a evolução da taxa de natalidade em Oliveira de Frades?
Saudações geográficas

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Teste do 9ºC

Aproxima-se o dia de teste de avaliação de Geografia do 9ºC. Como a matéria que temos vindo a dar neste 2º período está toda relacionada, importa que revejam o último teste que fizeram e a respectiva correcção.
Assim, os objectivos mais importantes a reter para o teste são os que se seguem:
-interpretar a informação contida em gráficos, mapas, quadros e notícias que evidenciem a relação existente entre riqueza e desenvolvimento;
- compreender os principais factores que constituem obstáculos ao desenvolvimento dos países com maiores dificuldades (passado colonial, descolonização, crescimento demográfico, conflitos armados, comércio desiquilibrado, problemas das multinacionais, dívida externa, défice democrático, catástrofes naturais);
- conhecer as possíveis soluções para os problemas dos países em desenvolvimento (investimento directo estrangeiro, ajuda pública ao desenvolvimento, comércio justo, contribução da ONU e acção das organizações não governamentais).
Caso tenham dúvidas deixem-nas na parte dos comentários.
Bom estudo e saudações geográficas.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Teste do 7ºA

Na próxima sexta-feira os alunos do 7ºA vão ter teste de Geografia. Relembro a matéria que sai e os objectivos a que terão de prestar maior atenção:
- conhecer o nome e a localização dos continentes e oceanos;
- compreender a localização relativa (rosa-dos-ventos);
- compreeender a latitude e a longitude dos lugares;
- conhecer o nome e a localização das principais penínsulas e ilhas da Europa;
- conhecer o nome e a localização dos principais países e capitais da Europa;
- conhecer as regiões da Europa;
- compreender a diversidade da Europa no que respeita às fronteiras de alguns países (exemplos das antigas URSS, Checoslováquia, Jugoslávia, entre outros casos).
Analisem com muita atenção os mapas das páginas 48, 56, 66 e 67 do livro.
Deixo-vos com dois trabalhos realizados nas aulas de Geografia pelas vossas colegas Ana Basílio e Francisca Paraíso. Se tiverem alguma dúvida para o teste, deixem-na na parte dos comentários.
Bom estudo e saudações geográficas

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Teste do 9ºD

Para o teste de Geografia da próxima sexta-feira é necessário que saibam desenvolver os objectivos que se seguem:
- diferenciar riqueza de desenvolvimento;
- conhecer os indicadores que medem a riqueza e os que medem o desenvolvimento;
- compreender utilidade do IDH e as suas limitações;
- compreender a relação (proporcional ou inversa) entre o PIB/per capita e o IDH;
- explicar e justificar os contrastes mundiais em termos de acesso à saúde e educação;
- conhecer os Objectivos do Milénio e as medidas que visam o seu alcance;
- compreender os efeitos da colonização e da descolonização nas dificuldades de desenvolvimento de muitos países africanos;
- compreender a existência da democracia para a promoção do desenvolvimento.
É importante que saibam analisar e interpretar a informação constante em gráficos, mapas e textos, pelo que a resolução de exercícios do livro e do caderno de actividades poderá ser muito útil para preparar bem o teste sumativo.
Bom estudo e saudações geográficas

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Teste do 8ºA

Para o teste de Geografia da próxima 4ª feira devem ter atenção aos seguintes objectivos:
- compreender as funções do INE e a sua importância no estudo da população;
- compreender a desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer pormenorizadamente os factores responsáveis pela desigual distribuição das taxas de natalidade e de mortalidade no mundo;
- conhecer os principais indicadores demográficos (natalidade, mortalidade, crescimento natural, taxa de natalidade, taxa de mortalidade, taxa de crescimento natural, saldo migratório, crescimento efectivo e taxa de crescimento efectivo);
- conhecer o índice sintético de fecundidade;
- compreender as desigualdades em termos de crescimento demográfico registadas a nível mundial.
Tomem especial atenção à análise de mapas e de gráficos e ainda à forma correcta de calcular os indicadores demográficos, nomeadamente no que respeita a taxas. Não se esqueçam que não podem utilizar calculadora.
Bom estudo e saudações geográficas
Bom estudo e saudações geográficas

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Teste do 9º A

Para o teste de Geografia, os alunos do 9ºA devem ter atenção redobrada aos seguintes objectivos:
- diferenciar crescimento económico de desenvolvimento;
- conhecer os indicadores que permitem avaliar a riqueza e o desenvolvimento de um país;
- saber o que é, para que serve, como se calcula e como se classifica o IDH;
- compreender as limitações do IDH;
- compreender a relação IDH/PIB per capita;
- explicar os contrastes mundiais em termos de acesso à educação e à saúde;
- conhecer os objectivos da Cimeira do Milénio;
- compreender os efeitos da colonização e descolonização de África no desenvolvimento humano de grande parte dos países africanos;
- relacionar o défice democrático com o défice de desenvolvimento humano.
A análise das causas e consequências dos problemas que afectam os países em vias de desenvolvimento, ao nível da saúde e da educação, deve implicar a compreensão de uma série de indicadores socio-económicos muito importantes, com destaque para a esperança média de vida, a taxa de alfabetização, a taxa de escolarização e a taxa de mortalidade infantil, entre outros. Assim, será importante que analisem com cuidado os gráficos e mapas que constam do livro relativamente a esta matéria. Vejam, por exemplo, o mapa ao lado que mostra a distribuição da democracia no mundo, desde os países com democracia plena até aos países com regimes autoritários, numa escala de 0 a 10 valores. Atentem nos valores da Coreia do Norte e da Noruega para verem a diferença... Tenham ainda atenção às notícias que analisámos nas aulas.
Bom estudo e saudações geográficas

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Conhecer melhor a Europa

Na última aula de Geografia, os alunos do 7ºA realizaram um pequeno trabalho com a indicação de algumas das principais penínsulas, mares e ilhas do continente europeu. Este trabalho prático serviu para que os alunos tenham um melhor conhecimento sobre os limites da Europa.
Deixo-vos com o mapa elaborado pela Ângela Tavares, aluna nº 3 do 7ºA. Tomem atenção à legenda, pois para o próximo teste é importante que saibam localizar as penínsulas, mares, oceanos e ilhas presentes no mapa. Não se esqueçam também que a Europa e a Ásia estão separadas pelos Montes Urais, rio Ural e Mar Negro.
Saudações geográficas