terça-feira, 27 de abril de 2010

Perfil topográfico

Os alunos do 7ºA, depois de terem aprendido o que constitui um mapa hipsométrico, estiveram, na última aula, a analisarem o mapa topográfico. Depois de terem aprendido como se "lê" este mapa, elaboraram um perfil topográfico.
No início parecia difícil, mas a meio da actividade já muitos alunos diziam que é fácil construir um perfil topográfico.
Deixo-vos com o perfil topográfico elaborado pela Ângela Tavares, aluna nº3 do 7ºA. Mencionem o nome das linhas que aparecem no mapa topográfico e que servem de base à construção do perfil topográfico.
Saudações geográficas

Estrangeiros em Portugal

Os alunos do 8ºC realizaram na última aula de Geografia um gráfico com a evolução do número de estrangeiros por nacionalidade a viver em Portugal.
Foram analisados os anos de 1988, 1998 e 2008 e facilmente se verifica que o Brasil e a Ucrância, por razões diferentes, constituem os principais países de partida.
Analisem o gráfico elaborado pela Ana Ferreira, aluna nº 3 do 8ºC e tentei descobrir os factores que estão na origem da elevada imigração proveniente do Brasil e da Ucrânia.
Saudações geográficas

Visita de estudo ao Porto Marítimo de Leixões

Os alunos do 9º ano realizaram na passada 2ª feira uma visita de estudo ao Porto Marítimo de Leixões. Com esta visita puderam ficar a conhecer melhor como se desenrolam todos procedimentos respeitantes à entrada e saída de navios, bem como a forma de carregar e descarregar as mercadorias, sejam contentores ou mercadorias avulsas.
Deixo-vos com um vídeo do Porto Marítimo de Leixões.
Saudações geográficas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Migrações

Neste início de 3º período de aulas, os alunos do 8º ano têm vindo a estudar o fenómeno migratório. Depois de termos falado sobre os vários tipos de migrações e respecivas causas, interessa abordar o impacto que este fenómeno tem tido em Portugal. Se até há poucos anos Portugal era tido como um país de emigrantes (convém não esquecer que estão espalhados pelo mundo centenas de milhares de portugueses), hoje em dia somos também conhecidos como um país de imigrantes e, portanto, considerados como um pólo atractivo para muitos cidadãos provenientes de outros países da Europa, África, América e Ásia.
A este propósito, os alunos do 8ºA realizaram um gráfico com a evolução do número de estrangeiros a viver em Portugal desde 1960. Analisem o gráfico elaborado pela Rafaela, aluna nº 16 do 8ºA para perceberem melhor até que ponto é que o fenómeno da imigração tem vindo a caracterizar Portugal em termos demográficos.
Saudações geográficas

Alterações climáticas

Neste 3º período de aulas, os alunos do 9º ano irão estudar com maior profundidade diversos assuntos relacionados com o ambiente. Um deles diz respeito às alterações climáticas. A este propósito os alunos do 9ºA e 9ºD realizaram um gráfico com a variação da precipitação registada em Lisboa desde 1865 nos meses de Inverno e que prova até que ponto a irregularidade da queda de precipitção tem sido tão intensa, com anos em que a precipitação não chegou aos 5o mm (2005) intercalados com outros com valores muito elevados de precipitação (2010). Numa frase: o clima apresenta cada vez mais tendência para registar situações meteorológicas extremas, como secas ou inundações.
O gráfico elaborado pela Raquel Martins, aluna nº 17 do 9ºD mostra bem até que ponto é que a irregularidade na queda de precipitação em Lisboa é cada vez mais frequente.
Os alunos do 9ºC eaboraram um gráfico com a evolução do número de catástrofes naturais de origem climática que têm sido registadas desde 1900. A análise do gráfico elaborado pela Cristiana, aluna nº 6 do ºC permite facilmente concluir que a partir da década de 1960 o número de catástrofes climáticas verificadas não pára de aumentar a um ritmo, no mínimo, preocupante.
Estes dois trabalhos mostram até que ponto é que as alterações climáticas têm a sua génese nas acções humanas. A poluição provocada pelo Homem está na origem de fenómenos meteorológicos extermos que tendem a generalizar-se por todo o mundo.
Saudações geográficas

Mapa hipsométrico

As turmas do 7º ano iniciaram este 3º período de aulas com o estudo do relevo. Foram dadas a conhecer as principais formas de relevo, bem como os factores (internos ou externos) que lhes estão na origem. Seguidamente, os alunos ficaram a conhecer melhor o relevo de Portugal Continental e, para isso, realizaram um mapa hipsométrico (mapa que representa as altitudes através de cores, geralmente, várias tonalidades de verde, amarelo e castanho). Deixo aqui o mapa elaborado pela Raquel Ferreira, aluna nº 18 do 7ºC.
Já agora, deixo uma questão. Como se caracteriza o relevo na região Nordeste de Portugal Continental?
Saudações geográficas

quinta-feira, 1 de abril de 2010

O melhor trabalho de todos

É justo que dê aqui a conhecer o melhor trabalho que recebi. É sobre a Eritreia e foi realizado pelas alunas do 9ºC Daniela Coutinho e Júlia Albuquerque. Tanto o trabalho em si, como a apresentação feita à turma foram muito boas. Parabéns às alunas! Saudações geográficas

Mais três trabalhos de Geografia

Deixo aqui mais três bons trabalhos de Geografia realizados pelos alunos do 9ºC. Um sobre a República Democrática do Congo, da autoria da Andreia Silva e da Mariana Tavares, outro sobre o Níger da Inês Ribeiro e do Ivo Farreca e ainda outro sobre a Etiópia realizado pela Ana Tavares e Ana Silva.


Saudações geográficas