quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A diversificação das energias renováveis em Portugal

Na última aula de Geografia do 9ºC foram analisadas as grandes potencialidades que Portugal tem para investir nas energias renováveis.
O gráfico que os alunos elaboraram (apresento aqui o da Joana Nunes, aluna nº 10 do 9ºC) permite evidenciar a evolução que o nosso país tem tido no sentido de ficar menos dependente da energia hidríca, por via da grande aposta feita desde 2003 na energia eólica.
A biomassa também tem vindo a aumentar a sua quota em Portugal, ultrapassando já os 10% no peso total das energias renováveis existentes em Portugal.
Deixo uma questão: de onde provém a energia da biomassa?
Saudações geográficas

terça-feira, 28 de setembro de 2010

As energias renováveis na Europa

Na última aula de Geografia os alunos do 9ºB elaboraram um gráfico de barras com o peso que as energias renováveis têm na produção de energia eléctrica relativamente a alguns países da Europa.
Através da análise do gráfico realizado pela Inês Carvalho, aluna nº 13 do 9ºB, é possível verificar que no contexto da Europa, Portugal se encontra numa boa posição em termos de aproveitmento das energias renováveis, nomeadamente no que respeita à energia hídrica.
A Áustria destaca-se em termos de energia hídrica, enquanto que a Dinamarca é pioneira ao nível da energia eólica. Relativamente à biomassa, a Finlândia surge em primeiro lugar.
Deixo duas questões: qual a barragem (que é a maior da Europa) que permitiu que a produção hidroeléctrica aumentasse de forma substancial em Portugal? E onde se localiza?
Saudações geográficas

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Sectores de actividade

Os alunos do 9ºC elaboraram na última aula de terça-feira dois gráficos: um de barras com a repartição dos sectores de actividades em vários países do mundo e um de linhas com a evolução da população activa por sectores de actividades em Portugal desde 1950.
Relativamente ao primeiro gráfico é aqui apresentado o elaborado pela Sara Figueiredo, enquanto que o segundo é da autoria da Joana Nunes.
Tomem atenção às diferenças registadas entre o peso que o sector primário tem em Angola e no Uganda e o destaque que o sector terciário tem nos países desenvolvidos.
Um aquestão: qual o factor que faz com que quanto mais desenvolvido for o país, menos peso tem o sector primário?
Em relação ao segundo gráfico reparem na evolução registada no sector terciário em Portugal entre 1950 e 2001.
A propósito, que tipo de profissões aparecem num novo sector de actividade, denominado de sector quaternário?
Saudações geográficas

Novo ano lectivo

No início de mais um ano lectivo, os professores de Geografia do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades desejam a todos os alunos votos de sucesso. O blogue "Geografia positiva" continuará a funcionar para que os melhores trabalhos realizados pelos alunos possam ser analisados por todos, proporcionando, assim, um recurso didáctico que facilite a compreensão dos conteúdos desenvolvidos nas aulas de Geografia.
Saudações geográficas