Neste 3º período de aulas, os alunos do 9º ano irão estudar com maior profundidade diversos assuntos relacionados com o ambiente.
Um deles diz respeito às alterações climáticas. A este propósito os alunos do 9ºA e 9ºD realizaram um gráfico com a variação da precipitação registada em Lisboa desde 1865 nos meses de Inverno e que prova até que ponto a irregularidade da queda de precipitção tem sido tão intensa, com anos em que a precipitação não chegou aos 5o mm (2005) intercalados com outros com valores muito elevados de precipitação (2010). Numa frase: o clima apresenta cada vez mais tendência para registar situações meteorológicas extremas, como secas ou inundações.
O gráfico elaborado pela Raquel Martins, aluna nº 17 do 9ºD mostra bem até que ponto é que a irregularidade na queda de precipitação em Lisboa é cada vez mais frequente.
Os alunos do 9ºC eaboraram um gráfico com a evolução do número de catástrofes naturais de origem climática que têm sido registadas desde 1900. A análise do gráfico elaborado pela Cristiana, aluna nº 6 do ºC permite facilmente concluir que a partir da década de 1960 o número de catástrofes climáticas verificadas não pára de aumentar a um ritmo, no mínimo, preocupante.
Estes dois trabalhos mostram até que ponto é que as alterações climáticas têm a sua génese nas acções humanas. A poluição provocada pelo Homem está na origem de fenómenos meteorológicos extermos que tendem a generalizar-se por todo o mundo.
Saudações geográficas