sábado, 21 de novembro de 2009

Comparação entre auto-estradas e ferrovias em Portugal

As turmas do 9ºA, 9ºC e 9ºD encontram-se, na disciplina de Geografia, a estudar os meios de transporte. Nas últimas duas aulas compararam-se as vantagens e desvantagens dos transportes rodoviários e ferroviários. Foi feita a análise do investimento que Portugal tem feito em termos de extensão da rede de auto-estradas, em detrimento do que tem sido feito com a rede ferroviária.
Analisem o gráfico elaborado pelo Carlos Silva, aluno nº 4 do 9ºD, para melhor perceberem o enorme investimento que Portugal fez nos últimos vinte anos no alargamento da rede de auto-estradas. Já a rede ferroviária tem vindo a "definhar"...
Deixo uma questão: qual a vossa opinião sobre o investimento de Portugal no TGV?
Saudações geográficas

3 comentários:

Diana 9ºD disse...

A minha opinião é que não se deve investir, pois para além de ser um investimento muito caro etá sujeito a não ter sucesso, pode ser construido e depois nao é utilizado pela populãção.

Alexandr disse...

Acho que será um bom investimento,apesar de dispensioso, pois com o TGV em Portugal, nós nos poderemos ligar á Europa, transportar mercadorias em maior quantidade (investindo no transporte ferroviário), e chegar aos destinos pretendidos em muito menos tempo ...

Alexandr Ostrovschii nº1 9ºD

Miguel Giestas 9ºA disse...

O TGV é um transporte ferroviário de grande velocidade e para um país pequeno como Portugal não é uma prioridade, porque é um investimento muito elevado e há prioridades de obras mais importantes a fazer, tais como as vias ferroviárias e outras vias secundárias de estradas.
Se Portugal tivesse muitos recursos financeiros ainda era aceitável fazer o TGV.