quinta-feira, 13 de maio de 2010

Cidades que não páram de crescer

A população mundial cada vez mais se concentra em cidades. Nos países desenvolvidos já há várias décadas que a população urbana é superior à população rural. Por exemplo, em Portugal a taxa de urbanização é já cerca de 70%, com tendência para aumentar. Há países no mundo onde a população urbana se aproxima dos 90%. O número de mega-cidades no mundo tende a aumentar a uma velocidade extraordinária e as que superam os dez milhões de habitantes já são algumas dezenas.
Das actuais dez maiores concentrações urbanas do mundo, apenas uma decresceu de população entre os anos 1900 e 2000. De resto, todas as outras aumentaram de população, com destaque para Tóquio, onde a populaçãojá superra os 30 milhões de habitantes. Por outro lado, as mega-cidades dos países em vias de desenvolvimento estão a crescer a um ritmo muito rápido, com consequências negativas na qualidade de vida que estas concentrações urbanas proporcionam aos seus habitantes.
Deixo-vos com o gráfico elaborado pela Andreia Santos, aluna nº6 do 8ºC onde se mostra a população das dez maiores cidades do mundo nos anos de 1900 e 2000.
Saudações geográficas

Sem comentários: