segunda-feira, 28 de setembro de 2009

A estrutura da população activa em Portugal

Os alunos das turmas A, C e D do 9º ano elaboraram um gráfico com a distribuição regional da estrutura da população activa em 2004. Com o gráfico aqui apresentado, da autoria da Diana Santos, aluna nº6 do 9ºD, é possível constatar que existem algumas diferenças regionais na repartição dos sectores de actividade em Portugal. O sector terciário é o mais representativo em todas as regiões do nosso país, sendo apenas acompanhado pelo sector secundário na região Norte.
Deixo duas questões:
1. Como se explica que o sector primário tenha um peso tão diminuto na região de Lisboa?
2. Que actividades económicas predominam no Algarve responsáveis pelo elevado peso do sector terciário?
Saudações geográficas

8 comentários:

Alexandr - 9ºD disse...

Primeira Questão - É muito baixo porque na região de Lisboa há pouca agricultura, havendo muita industrialização e actividades no sector terciário. O sector primário não atrai muito.

João - 9ºD disse...

Segunda Questão - O turismo (hóteis, comércio, bares, espaços de lazer, etc.)

Gonçalo - 9ºA disse...

O sector primário é tão diminuido em Lisboa porque existe pouca área para agricultura.

Cláudia - 9ºA disse...

No Algarve existe um elevado peso do sector terciário, pois é uma zona turistica muito atractiva para o estrangeiro.

Fábio S. 9-A disse...

1. Porque na zona de Lisboa por ser uma area essencialmente urbana quase nao existem lugares onde se possa praticar a agricultura, a exploraçao de minerios,...

Fábio S. 9ºA disse...

A actividade responsavel pelo elevado peso do sector terciario no Algarve é o Turismo.

Andreia - 9ºC disse...

1. O sector primário, na região de Lisboa tem um peso bastante pequeno, porque sendo Lisboa uma cidade muito industrializada, poucas ou quase ninguém se dedica á agricultura. Isto porque as indústrias fornecem ás famílias empregos com salários mais altos dos que conseguiriam com a agricultura. Não nos podemos esqueçer de que a agricultura não é uma profissão que atraia muita gente, pelos baixos salários e pelo elevado esforço físico que exige.
2. O Algarve é um local de férias, uma atracção turística, logo só daqui podemos dizer que o turismo é um dos responsáveis pelo elevado peso do sector terciário nesta zona, assim como os restaurantes e transportes, que estão directamente ligados ao turismo, pois, qualquer turista gosta de almoçar/ jantar em restaurantes do país e, claro, precisa de se deslocar para conhecer o país onde se encontra.

O professor disse...

A Andreia do 9ºC apresentou a resposta mais completa e desenvolvida. Os demais alunos também responderam de forma correcta.