sábado, 17 de outubro de 2009

A agricultura: uma actividade pouco atractiva em Portugal

A última ficha de trabalho que os alunos dos 9ºA, 9ºC e 9ºD realizaram a propósito da actividade agrícola teve como objectivo principal dar conta do envelhecimento da população activa ocupada no sector agrícola.
O gráfico realizado pela Andreia Silva, aluna nº 5 do 9ºC, permite comprovar até que ponto em apenas seis anos (entre 1989 e 1995), o peso dos agricultores idosos aumentou exponencialmente. Em 1995 quase metade dos agricultores tinham mais de 65 anos. Qual a razão para o envelhecimento da população agrícola portuguesa? Leiam a resposta da Andreia, onde se comprova o pouco interesse que a generalidade dos jovens tem em ser agricultor.
Saudações geográficas

2 comentários:

Daniela 9ºC disse...

O envelhecimento da população agrícola portuguesa, deve-se ao facto das pessoas se estarem a desinteressar por esta actividade, por ser dura e pouco rentável, optando pelos outros sectores como o sector secundário (indústria) e o sector terciário (comércio e serviços), onde têm mais rendimento e o trabalho não é tão duro, como na agricultura. Este desinteresse pela agricultura faz com que apenas os idosos se dediquem a esta, por já estarem habituados e como já estão no fim da vida e passaram a vida sem quaisquer conhecimentos técnicos, os seus níveis de formação são baixos. Os jovens como não possuem quaisquer quaisquer técnicas da agricultura optam pelos outros sectores.

Miguel Giestas 9º A disse...

Porque os jovens portugueses não se dedicam á agricultura, por esta não ser rentável.
Daí a população ser cada vez mais idosa a trabalhar neste sector.
Para inverter esta situação e atraír mais jovens para a agricultura o Estado devería apoiar mais esta actividade.