Para o segundo teste sumativo deste período, os alunos dos 9ºA e 9ºD deverão prestar especial atenção a três objectivos:
-compreender a relação existente entre riqueza e desenvolvimento, de acordo com os investimentos realizados pelos governos;
- compreender e explicitar alguns dos principais factores que constituem obstáculos ao desenvolvimento dos países com maiores dificuldades (passado colonial, descolonização, crescimento demográfico, conflitos armados, comércio desequilibrado, problemas das multinacionais, dívida externa, défice democrático, catástrofes naturais);
- caracterizar as vantagens e possíveis dificuldades decorrentes das soluções desenvolvidas para os problemas dos países em desenvolvimento (investimento directo estrangeiro, ajuda pública ao desenvolvimento, comércio justo, contribução da ONU e acção das organizações não governamentais).
- compreender e explicitar alguns dos principais factores que constituem obstáculos ao desenvolvimento dos países com maiores dificuldades (passado colonial, descolonização, crescimento demográfico, conflitos armados, comércio desequilibrado, problemas das multinacionais, dívida externa, défice democrático, catástrofes naturais);
- caracterizar as vantagens e possíveis dificuldades decorrentes das soluções desenvolvidas para os problemas dos países em desenvolvimento (investimento directo estrangeiro, ajuda pública ao desenvolvimento, comércio justo, contribução da ONU e acção das organizações não governamentais).
Deixo-vos com um interessante vídeo que dá a conhecer algumas das principais ditaduras do mundo e a relação directa entre défice democrático e falta de desenvolvimento humano.
Saudações geográficas
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