
Os furacões formam-se sobre grandes massas de água e perdem a sua intensidade assim que se movem sobre terra. Esta é a razão que faz com que as regiões costeiras sejam geralmente as áreas mais atingidas pela passagem de um furacão. As chuvas torrenciais e as marés ciclónicas podem causar inundações costeiras extensivas, podendo chegar a mais de 40 quilómetros da costa. Outra razão para desaparecerem é a sua aproximação de águas frias.
Dependendo de sua localização geográfica e da sua intensidade, os furacões podem ter outros nomes, tais como ciclone, tufão, tempestade tropical, tempestade ciclónica ou depressão tropical.
Observem com atenção o vídeo que mostra a intensidade de um furacão e o tipo de prejuízos que esta tempestade pode provocar. Deixo duas questões: qual o sentido habitual de um furacão e que zonas do mundo são mais atingidas por este fenómeno?
Saudações geográficas
2 comentários:
O sentido habitual de um furacão é para Oeste e as zonas mais atingidas por este fenómeno são as zonas entre os trópicos.
O sentido habitual de um furacão é de Este para Oeste. As zonas do mundo que são mais atingidas por este fenómeno são o Sudeste Asiático (por exemplo, o Japão), a Costa Leste Africana ( por exemplo, Moçambique) e a América Central ( por exemplo, as Caraíbas).
Enviar um comentário